Guia de Profissões All Net: Game Design

O Game Designer trabalha num mercado inovador e é o profissional que projeta e cria  jogos para plataformas digitais, participando de todo o processo da criação dos games. Pensando nisso, preparamos um guia completo sobre a profissão, para você que se interessa.

Guia de Profissões All Net - Game Design

Os jogos digitais, que antes eram vistos apenas como meios de entretenimento para crianças e adolescentes, atualmente já fazem parte da cultura popular e se expandiram, criando assim novos panoramas nos últimos tempos. Atualmente o mercado de design de games brasileiro é o 4º maior do mundo e alcança cada vez mais maturidade e abrangência, permitindo que os profissionais foquem seus serviços em algo muito além do que apenas entretenimento. As áreas que mais ganham espaço no mercado atualmente são: Jogos educacionais, simulações médicas, jogos elaborados para empresas, simulações de negócios para treinamento de funcionários e a criação de aplicativos mobile.

Para quem busca sucesso na carreira de Game Design é muito importante conhecer o funcionamento do mercado.  Esta é uma área bastante dinâmica e criativa, onde podemos destacar primeiramente a importância do trabalho em equipe e boa comunicação, já que projetar e criar games exige muito trabalho e, para se obter bons resultados, é imprescindível o apoio de uma equipe que se comunique com eficiência, além de afinidade com linguagens de programação. 

Entrevistamos Rodrigo Vargas, que já possui 5 anos de experiência na área de Game Design, e Nitay Souza, que é Game Specialist e possui 4 anos de experiência em programação, para nos contar um pouco mais sobre o mercado.

game design vetor

 

É necessário conhecer todas as linguagens de programação?

RODRIGO VARGAS: Para o programador, não! Basta conhecer MUITO bem as linguagens utilizadas pelas engines da empresa. Cada engine tem uma. Geralmente em mobile usa-se javascript. Unreal Engine usa C++, Unity 3D já utiliza C#. Dificilmente um estúdio usará várias engines, sendo assim, basta conhecer muito bem da linguagem de uma delas.

NITAY SOUZA: Não é necessário, mas é recomendável que saiba lógica e a base de alguma linguagem como C#.

O que é imprescindível para alcançar o sucesso no Game Design?

RODRIGO VARGAS: Game Design é uma área com várias funções e para algumas delas é necessário um conhecimento de jogos, e para outras não, e para outras você precisa pensar como um jogador. O termo "Game Designer" é um cargo específico dentro da área, onde o profissional cria o projeto do jogo e deve conhecer bem as áreas de programação, artes (2D e 3D), level design (arquitetura do jogo) e negócios.

NITAY SOUZA: Ser criativo, ter foco. É preciso também ter um vasto conhecimento sobre jogos eletrônicos e seus vários tipos.

Como é o mercado de trabalho?

RODRIGO VARGAS: Há dois tipos: nacional e internacional. O nacional ainda é um mercado novo, sem incentivos fiscais e auxílio do governo, fato que prejudica o desenvolvimento por causa dos altos impostos. Entretanto,  está em constante crescimento. O salário dos profissionais está começando a ser valorizado. Já o mercado internacional representa uma das maiores indústrias do mundo, com lucros que aumentam a cada ano com lançamentos de novos jogos e parcerias com empresas que desenvolvem equipamentos para computadores.

NITAY SOUZA: No Brasil é um mercado em crescimento. Não há ainda muitas empresas de desenvolvimento por aqui. E as que tem, procuram um profissional bem qualificado. É sempre bom adquirir experiência ao desenvolver jogos próprios, assim você cria uma boa base para um portfólio.

Sou um apaixonado por jogos, isto é o suficiente para tomar a decisão em seguir esta carreira?

RODRIGO VARGAS: Não! Infelizmente muitos apaixonados por jogos não sabem diferenciar o prazer da profissão. Um profissional tem que ser crítico e pensar no jogo não só como um entretenimento, mas também como produto. O que um apaixonado por games pode gostar nem sempre é o que o mercado quer consumir e isto atrapalhará seu trabalho.

NITAY SOUZA: Sim, mas ser apaixonado por games não é tudo! Tenha em conta que você precisará estudar muito. Assim como na Área de TI, o mercado não para e está sempre evoluindo. Então tem muito o que aprender, desde storytelling, até programação.

Curtiu a profissão? Não perca tempo, há um mercado cheio de oportunidades a sua espera, embarque já nessa aventura! Cadastrando-se abaixo você ganhará matrícula gratuita no curso de Game Design da All Net! 

Dê um upgrade na sua carreira. Inscreva-se aqui!